Conheça Toda a Verdade Sobre o Natal

Conheça Toda a Veradade Sobre o Natal

O Natal é uma das celebrações mais populares do mundo ocidental, mas você já se perguntou sobre suas verdadeiras origens? Ao invés de se tratar apenas do nascimento de Jesus, suas raízes se entrelaçam com antigas tradições pagãs. Nossa análise desvenda toda a verdade sobre o Natal, incluindo as perspectivas sob a ótica do judaísmo messiânico e outros elementos que cercam essa data. Aprender sobre a origem do Natal pode ser um divisor de águas na sua compreensão desta festividade global.

 

Perspectiva Judaica e Costumes Natalinos; Raízes Pagãs e Festas Paralelas

Perspectiva Judaica e Costumes Natalinos; Raízes Pagãs e Festas Paralelas

Na perspectiva judaica messiânica, muitas tradições relacionadas ao Natal são vistas como uma mistura complexa de práticas religiosas e culturais. Historicamente, entre os rabinos do judaísmo messiânico, há um entendimento de que muitas das tradições natalinas contemporâneas possuem profundas raízes pagãs. As festividades de dezembro, como o Natal, coincidem com celebrações pagãs como a do Deus Sol, Sol Invictus, no mesmo mês.

Enquanto o nascimento de Jesus, no cristianismo, é comemorado em 25 de dezembro, essa data é historicamente problemática. O Natal não está associado a um acontecimento bíblico claro para Jesus. Na verdade, essa data foi escolhida pela igreja de Roma como um meio de apropriar e “cristianizar” festividades pagãs existentes.

Esse processo não é visto como negativo na tradição católica romana, que considera a incorporação como um meio de santificação, ainda que, do ponto de vista judaico messiânico, tal sincretismo seja questionável.

No judaísmo, especialmente entre os que buscam compreender o Natal sob a visão messiânica, enfatiza-se a necessidade de se afastar de tais tradições, que incluem Papai Noel, árvore de Natal, entre outros símbolos não bíblicos, considerados de origem pagã.

Para os judeus messiânicos, celebrar festas com raízes pagãs como o Natal é incongruente com a prática da fé judaica. Na mesma época, celebra-se Hanucá, a Festa das Luzes, que acontece em 25 de Kislev, uma festa que remonta à vitória dos macabeus e ao milagre do Templo.

Hanucá é caracterizada pela acendendo de velas e lembranças das vitórias divinas. Para aqueles que exploram essa perspectiva, Hanucá oferece uma alternativa que honra a história bíblica e a fidelidade a Deus, distante da adoção de costumes de origens questionáveis.

Compreender essas distinções é vital para aqueles que desejam alinhar suas práticas de celebração com os ensinamentos tradicionais e históricos na busca por autenticidade na fé.

About the Author: Katuv

Deixe um comentário